em

Por que a gestão rigorosa dos estoques pode significar lucro para o comércio?

Evitar perder

Quando a gente fala que o comércio tem que tomar muito cuidado em ambiente de crise, estamos falando não apenas do relacionamento com os clientes, mas também da lição de casa que o empresário deve fazer todos os dias para evitar perder dinheiro. Afinal, há duas maneiras de uma pessoa, uma empresa, uma organização ganhar dinheiro. Uma delas é para de perder dinheiro e a outra é ganhar. Parar de perder significa evitar desperdício, evitar jogar dinheiro fora e, principalmente neste momento de crise, a gestão rigorosa dos estoques é fundamental.

Evitar desperdício

Posso apostar com o leitor da coluna Visão Empresarial que neste momento uma empresa do comércio que nos acompanha tem estoques além do necessário tanto que produtos que não vendem, produtos parados chamados pela curva ABC de produtos da categoria C, com pouco giro, como também excessos de estoque do produto chamado A, aquele produto que vende muito. Contudo, se por ventura, tem um estoque muito além do que seria necessário é desperdício. Isso é excesso e tem de ser combatido a todo instante no comércio pelas organizações.

Reduzir estoques

Um bom exemplo é o caso daquela empresa que vende cerca de 500 geladeiras por mês, mas tem um estoque de 5000 geladeiras e me diz: não se preocupe Salamacha porque essa geladeira vende muito. Responderei: vende muito, mas vai levar 10 meses para zerar o estoque. Por isso, meu amigo, preste atenção! Redução do prazo médio do giro do seu estoque é fundamental para parar de perder dinheiro. Resumindo, se você está no comércio e está enfrentando a crise, não se esqueça de fazer a lição de casa, não apenas para tentar ganhar mais dinheiro, mas principalmente para parar de perder. Gestão de estoque é um caminho seguro para você fazer isso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.