em

Por melhorias no trânsito

Por melhorias no trânsito

Em uma reunião na tarde de ontem, os membros da CPI do Trânsito conversaram com o comandante da Autarquia Municipal de Trânsito, Edmir de Paula. O vereador Samuel Turek pediu melhorias e deu várias sugestões para que o trânsito da Avenida Carlos Cavalcanti seja desafogado, principalmente na região do Campus da UEPG. O coronel afirmou que será feito a manutenção das faixas na rua Teixeira Mendes. Em seu pronunciamento, o vereador George de Oliveira, que preside a comissão, confirmou que vai pedir esclarecimentos também ao secretário de Planejamento, José Ribamar Krüger, sobre os projetos de mudança no trânsito de Ponta Grossa. Ele deve ser o próximo a ser ouvido pela CPI e o encontro foi marcado já para a próxima segunda-feira.

 

 

Novo imposto

O governo descarta a criação imediata de um imposto para financiar a saúde e vai liberar a base aliada para a votação da regulamentação da Emenda 29. A afirmação foi feita pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), depois de participar da reunião da coordenação política, no Palácio do Planalto. A Emenda 29 é uma regra transitória que fixa os percentuais mínimos de recursos que União, estados e municípios devem investir em saúde.  O texto principal da regulamentação da Emenda 29 (PLP 306/08) foi aprovado em junho de 2008, mas o impasse em relação às fontes de financiamento da saúde vem impedindo o fim da votação até hoje.

 

Agora não

O líder do governo na Câmara lembrou que a prerrogativa de instituir um imposto é do governo e que não há intenção do Executivo em criar tributos agora. Não terá nenhuma iniciativa do governo, neste ano, como está se discutindo. O que o governo já está fazendo – e bem – é destinar os recursos para a saúde: será mais do que é exigido na Emenda 29, disse. O líder afirmou que, neste ano, a União vai investir R$ 71,5 bilhões em saúde, valor superior ao exigido pela Emenda 29.

 

Nova pesquisa

O governo Beto Richa tem 72,4% de aprovação da população do Paraná, de acordo com pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas. Segundo os dados divulgados pela coordenação estadual do PSDB, a administração estadual foi avaliada como ótima ou boa por 56,1% dos entrevistados. O levantamento mostra melhorias nas áreas de segurança, saúde, pavimentação e educação. O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.652 pessoas, em 80 municípios do estado, entre os dias 1º e 7 de setembro. A margem de erro informada foi de dois pontos porcentuais.

 

Prioridade

Segundo Richa, as áreas onde houve percepção de melhora pela população são as que ele considera prioritárias para a gestão. O governador ressaltou o lançamento do programa Paraná Seguro, que prevê o aumento do efetivo e reaparelhamento das forças policiais, os investimentos na contratação de servidores e equipamentos para os hospitais regionais, além de equacionar graves problemas orçamentários da área de saúde. Na educação destaque para reestruturação das escolas e na busca da valorização dos profissionais do magistério.

 

Avaliação

Ainda segundo a direção estadual do PSDB, ao postar uma mensagem sobre o resultado da pesquisa no perfil pessoal que mantém na rede social Facebook, o governador afirmou que é perceptível a todos que o Paraná vive um novo momento – de respeito, oportunidades e progresso. Reflexo das medidas que adotamos até agora e que trarão benefícios concretos para todos os segmentos e uma vida melhor para as nossas famílias, destacou. Richa afirmou ainda que os desafios são grandes, mas a disposição para o trabalho é muito maior. Vamos em frente, postou.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.