em

Perfil do manifestante

Uma pesquisa feita em cinco capitais brasileiras tentou traçar um perfil dos manifestantes que pretendem ir às ruas neste domingo para protestar contra – entre várias reivindicações – a corrupção. Pelo levantamento feito pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, a maior parte dos manifestantes tem entre 36 a 45 anos, renda mensal na faixa entre R$1,5 mil e R$ 4 mil. A pesquisa ainda apontou que 72% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter conhecimento das manifestações e destes, 51% responderam que talvez não compareçam no domingo para os protestos. O levantamento foi feito durante os dias 7, 8 e 9 de abril nas ruas e via web.

 

Aécio Neves

A mesma pesquisa ainda aponta que entre aqueles que pretendem ir às ruas neste domingo, Aécio Neves (PSDB) foi o mais votado nas últimas eleições presidenciais. Segundo o levantamento da Hibou, 32% dos entrevistados e que afirmaram que irão protestar ‘contra a corrupção’ declararam ter votado em Aécio no segundo turno no ano passado, enquanto que 30 afirmam ter votado em Dilma Rousseff (PT). Pesquisa ainda constatou que para 34% dos manifestantes pensam que tirar a presidente do cargo pode ser o caminho para melhorar o país.

Impostos

Para os entrevistados, quando perguntados sobre quais ações reduziriam a corrupção, 76% responderam que se deve colocar e manter na cadeia os corruptos. Já 73% disseram que tem que deixar a Policia Federal investigar toda e qualquer pessoa independente do cargo que ocupe. Além disso, 69% responderam que a corrupção deveria se tornar um crime hediondo, 63 % que deveria confiscar todos os bens do corrupto. Quase a metade dos entrevistados, 47%, afirmou que talvez resolvesse a  corrupção se todos os brasileiros atrasassem os pagar os impostos por três meses.

Saúde

O levantamento da Hibou ainda aponta que 91% dos brasileiros entrevistados acreditam que a saúde é o setor mais prejudicado pela corrupção seguido de: educação com 85%, segurança 77%, transportes 71%,  preço dos alimentos 71%, saneamento básico 70%, preço do combustível 68%, moradia popular 68% e condições nos portos e estradas 67%. Ao analisar os motivos que movem o brasileiro, a Hibou observou  que a falta de parceria, de entendimento do governo e as dúvidas quanto à credibilidade das urnas eletrônicas são maiores percentuais, seguidos do desejo de ver o PT fora do governo.

 

Balanço

A presidenta Dilma Rousseff (PT) completou 100 dias de seu segundo mandato. A cúpula de seu partido aproveitou para divulgar aqueles que foram os maiores avanços nestes primeiros meses. Foram lembrados o lançamento do pacote anti-corrupção; a edição de medida que permite a recuperação dos grandes times de futebol brasileiro, com refinanciamento da dívida (cerca de R4 100 milhões) por 20 anos; o lançamento do Portal do Emprego; a criação do grupo interministerial para estímulo ao setor automobilístico; e a substituição do ministro da Educação Cid Comes pelo acadêmico Renato Janine.

Rápidas

O Ministério da Saúde informou que suspendeu os pagamentos à agência de publicidade Borghi/Lowe. A empresa é investigada na Operação Lava Jato da Polícia Federal (PF), por suspeita de ter feito pagamento de propina ao deputado cassado André Vargas (sem partido-PR).

A pasta informou, por meio de nota, que, além da suspensão “imediata” dos pagamentos à Borghi/Lowe, não vai autorizar novas ordens de serviço para a empresa. Além disso, criará uma comissão de sindicância administrativa para avaliar a regularidade da execução do contrato com a empresa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a efetivação do mandado de prisão e a transferência do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) para a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O pedido foi feito pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.