Menu
em

Para que serve o teatro?

Está aí uma pergunta difícil de responder. Não pela insuficiência de respostas, mas justamente pelo seu contrário: pela abundância de significações de uma arte que sempre avocou para si o estatuto de ‘completa’ – pois contém em si elementos de várias outras manifestações do engenho humano: literatura, música, carpintaria, arquitetura, dança. Uma pista para uma provável resposta está em ninguém menos que o filósofo grego Aristóteles, o primeiro a sistematizar a arte dramática na ‘Poética’. Em suma, ele dizia que o teatro é a ‘mímesis’ da vida – a sua mimetização, imitação. O dramaturgo e diretor inglês Peter Brook atualizou o mote e repete que o teatro é a ‘condensação’ da vida. Ou seja, uma arte que tem o condão de representar, em um espaço e um tempo em escalas milimétricas da vida, tudo o que ela representa para o ser humano.

Hoje (4), começa mais uma edição do Fenata, a 39ª. Lá se vão 40 anos de um evento que há muito mostrou a que veio. Mas, muito mais do que os números de pessoas atingidas pelo festival ano a ano, e repetidos ad nauseam pela organização, está o que o teatro significa realmente para as pessoas que assistem aos espetáculos do Fenata.

Sempre após as apresentações do espetáculo ‘Estação Saudade: O Reencontro’, uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Projeto Atitude que está em cartaz desde 1º de junho deste ano, abrimos um espaço para o público se manifestar. São inúmeras as opiniões, observações e impressões da apresentação, mas o que permanece é a expectativa de se aquelas pessoas irão ou não ‘levar’ o espetáculo para casa. Porque gostaram, não gostaram; porque as afetou, perturbou, encantou. Eis uma das respostas possíveis para a pergunta do título: teatro é para ser levado para casa e ficar na mente e no coração do espectador até quando ele quiser. Se os espetáculos do Fenata conseguirem isso, o festival pode se dar por satisfeito.

A partir deste domingo (6), este crítico publicará, no Diário dos Campos, apreciações dos espetáculos da mostra adulta do 39º Fenata, que também podem ser acessadas por este endereço e também pelo www.culturaplural.com.br. A todos, um ótimo festival.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile