Menu
em

Os colegas cometem erros e colocam a culpa em você?

Utopia
É importante esclarecer que no meio corporativo há pessoas boas e nem tão boas assim. Logo, não é possível determinar que mesmo numa empresa em que a paz reina não haverá nenhum caso ou situação onde o profissional tentando livrar-se da culpa de um erro que ele cometeu tente envolver outras pessoas ou, o que é pior, tente colocar a culpa nos outros. Há motivos que explicam essa situação. É o senso da sobrevivência, a tendência natural do ser humano de buscar erros nos outros para justificar os próprios erros.

Não se deixe envolver
E se você for o profissional envolvido, for a pessoa acusada injustamente de ter cometido aquele erro, deve ponderar muito bem como irá agir, pois afinal a alta gestão conhece a sua equipe e mesmo que o colega culpe você só haverá uma situação em que essa culpa realmente poderá incorporar na sua carreira. É quando você reage exatamente da maneira que o colega queria.  Foi o caso do João, que sempre agiu de forma correta na empresa e de repente foi acusado por José de ter cometido um erro. Injuriado e revoltado, João passou a acusar José de muitos outros erros na empresa.

Concentrar na própria carreira
Esse é o erro que João não poderia ter cometido. Para a alta gestão fica muito difícil entender qual dos dois nunca erra, pois eles trocam acusações entre si. Em vez disso João deveria ter apenas e tão somente ter se dedicado a provar a própria inocência demonstrando porque ele não poderia ter cometido o erro. Em vez de ficar acusando o outro, João deveria ter se concentrado unicamente na própria carreira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile