em

O que um profissional deve fazer para convencer a chefia que voltar a estudar é o caminho correto?

Sem forçar

Não se pode achar que o mundo empresarial é como o mundo da poesia onde apesar do sofrimento tudo dá certo no final. Gosto sempre de lembrar essa frase para profissionais que se irritam quando acham que estão adotando o caminho correto e pior, tentam forçar a sua chefia a vislumbrar o mesmo. Conto um exemplo. O meu amigo Ernesto era um profissional extremamente capaz. Durante vários anos, por mais de duas décadas, se dedicou a conhecer tudo sobre o processo onde trabalhava. Ele tinha também um chefe que se dedicava da mesma maneira.

 

*****

Sem querer convencer o chefe

Acontece que o Ernesto, um belo dia percebeu que estava ficando defasado e entendeu que deveria urgentemente voltar a estudar para conhecer tecnicamente, formalmente, tudo aquilo que na prática já sabia fazer. Empolgado com a idéia, Ernesto não pensou duas vezes e foi convencer o seu chefe a fazer o mesmo. Para surpresa do Ernesto, o chefe apenas respondeu: você deixe de pensar em estudar e volte a se preocupar com o seu trabalho. Não é preciso dizer que o Ernesto ficou extremamente chateado, achando que a culpa era do chefe, quando na verdade era sua mesmo.

 

*****

Benefício ou ameaça?

Ao tentar convencer o chefe de que voltar a estudar era o caminho correto, Ernesto estava, na verdade, emitindo uma crítica ao comportamento pacato não apenas dele, mas também do seu chefe. Se existe uma coisa que chefes não toleram no mundo real é que um subordinado critique a sua conduta. Por isso, meu amigo, quando você perceber que o seu chefe não está empolgado com a idéia de voltar a estudar, simplesmente aja de maneira silenciosa, apenas volte a estudar sem querer convencer a chefia a fazer o mesmo. Às vezes aquilo que você quer vender como benefício pode ser recebido como uma ameaça. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.