em

O que significa “estabilizar” os processos internos?

Produtividade máxima
É comum gestores terem como foco a organização da casa, ou seja, colocar tudo para funcionar perfeitamente bem na empresa para, no momento seguinte, terem como foco a racionalização dos processos internos. Racionalizar no meio corporativo significa obter a produtividade máxima possível das pessoas que estão realizando uma determinada atividade. Para isso, a estratégia mais comum é a redução de pessoal. O raciocínio é o seguinte: basta tirar um funcionário daquele setor e dividir as tarefas que ele executava entre as pessoas que ficam. De forma prática, é aumentar a carga per capita até descobrir o verdadeiro limite de cada um.

Melhoria nos índices
Onde está o erro? Simples. Nem sempre a estabilidade e a ausência de problemas significam que uma atividade está organizada em caráter definitivo. Em alguns casos, o efeito da organização é momentâneo e fruto de uma conjunção dos seguintes fatores: motivação da equipe e ausência de problemas mais sérios. Nesta hora, a sede do gestor em racionalizar os processos da empresa pode colocar tudo a perder. A saída passa a ser a seguinte: antes de querer racionalizar, é preciso estabilizar a organização conseguida. Foi o que aconteceu na empresa do Valdemar. Durante meses ele incrementou pessoas na sua equipe de vendas com o objetivo de melhorar os índices de satisfação dos clientes.

Alívio momentâneo
Entretanto, quando finalmente conseguiu o que queria, partiu logo para uma redução de pessoal, crente que a divisão das responsabilidades eliminaria desperdícios. O resultado foi que os problemas de ontem voltaram a acontecer e, agora, com uma intensidade ainda maior, porque a equipe aprendeu que aquele esforço de organizar o setor era uma farsa e tudo não passava de um alívio momentâneo. Resumindo: um gestor nunca pode esquecer que depois de organizar e antes de racionalizar os processos da empresa, é preciso estabilizar um padrão mínimo de qualidade. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.