Menu
em

O que fazer quando se tem a sensação de estar prestes a ser demitido na empresa?

Analisar por dois olhares

O mundo empresarial é sempre feito de escolhas e não poderia ser diferente na hora de analisarmos aquela sensação que um profissional tem de estar prestes a ser demitido na empresa. Pois bem, neste momento pode-se escolher por dois ditados distintos. O primeiro deles, pessimista, diz que onde há fumaça, também há fogo. Por este pensamento pessimista um profissional logo começa a achar que as suas presunções de que está prestes a ser demitido são, nada mais nada menos, do que anúncios do que está por vir.

  

Prejuízo ou chance de melhora?

O profissional passa a agir com mais cautela, a olhar para todos com desconfiança e, fatalmente, o seu desempenho acaba sendo prejudicado. Entretanto, também o profissional pode escolher outro ditado que diz: quem não deve, não teme, pelo qual um profissional olha para o seu desempenho e analisa onde está errando, onde pode melhorar. Perceba que são duas coisas bem distintas. Uma é onde ele está errando, que tipo de equívoco ele está cometendo no meio corporativo. E, a segunda, onde ele pode melhorar, ou seja, ainda que ele tenha um bom desempenho será que não pode dar um upgrade e melhorar ainda mais seu desempenho?

 

 

A escolha certa

Este olhar que diz: quem não deve, não teme, ajuda um profissional não apenas a ter tranqüilidade, mas a manter o seu horizonte focado no desempenho excepcional dentro da empresa. Portanto, a recomendação de hoje é escolher que tipo de caminho você quer tomar na hora de analisar toda essa tensão, todo esse aspecto psicológico que vem envolvendo a sua mente e, de repente, pode estar atrapalhando a sua carreira. Você quer seguir o ditado de onde há fumaça, há fogo, pessimista ou pelo ditado otimista de quem tem confiança no que faz e acredita que quem não deve, não teme? Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile