em

O que fazer quando o profissional que foi treinado para ser gestor não corresponde?

Avaliação

Quando se fala em desenvolvimento humano é preciso saber diferenciar conhecimento, técnica e atitude. É que o conhecimento pode ser acessado de várias formas. Treinamentos, palestras, apostilas, publicações, entre outros são alguns exemplos de como uma pessoa pode adquirir conhecimento. Basicamente um profissional consegue demonstrar que aprendeu algo respondendo uma prova ou outro meio de avaliação cognitiva.

 

*****

Testando a técnica

Já para se aprender uma técnica é necessário que a pessoa não apenas a entenda, mas também saiba executá-la. São exemplos de aprendizado de técnicas os estágios, as aulas práticas e até mesmo os testes de desempenho e resultado obtidos em amostragens de casos reais. Assim, um mecânico, por exemplo, demonstra que aprendeu a técnica de desmontar o motor de um carro quando realiza corretamente esta tarefa.

 

*****

Atitude

Já a atitude é de difícil mensuração, uma vez que ela varia de acordo com a disciplina do profissional avaliado. E é justamente essa a recomendação para quem reclama de pessoas que não se comportam como gestores, apesar do treinamento proporcionado pela empresa. O problema não está em gerar mais conhecimento ou treinamento, mas sim, em analisar se aquela atitude desejada será executada de maneira constante pelo gestor.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.