em

O que fazer quando o medo impede um profissional de enxergar um futuro otimista?

Dificuldade natural

Para algumas pessoas, é difícil enxergar como o futuro pode ser promissor. E não se trata de ser pessimista ou até mesmo de ter depressão. O problema é uma dificuldade natural que a pessoa tem em projetar o futuro e, principalmente em perceber oportunidades. Aliás, esse é o ponto: perceber quais são as oportunidades que você pode e deve aproveitar. Analisemos a seguinte situação de determinada empresa onde dois profissionais trabalham em iguais condições no mesmo setor. O primeiro deles, o Augusto, é aquele profissional que sempre tem dificuldades para poder enxergar tudo de bom que pode lhe acontecer.

 

*****

Futuro duvidoso

Entretanto, esse Augusto não é pessimista, não fica reclamando dos problemas que acontecem. Simplesmente ele demonstra ter muitas dúvidas quando lhe perguntam o que de bom está por vir. Há também o Roberto, que diferente do Augusto é um profissional sempre está adiante do seu tempo. Por mais difícil que seja uma situação, o Roberto sempre tenta entender e buscar algum tipo de benefício que possa compensar toda dificuldade vivida. Percebeu? Enquanto o Augusto tem dificuldades para enxergar o futuro, Roberto, ao contrário, procura todo tempo diante das situações atuais e futuras, o que pode ser aproveitado.

 

*****

Preparar-se

É por isso que a recomendação para os profissionais, que acham que tem medo do futuro, é simples e prática. Entender que o futuro nada mais é que as consequências das suas atitudes hoje com as atitudes de outras pessoas também hoje. Significa que você deve fazer a sua parte. Deve sempre buscar construir coisas boas e ao mesmo tempo buscando se preparar para situações que você ainda não consegue enxergar, mas que podem na verdade acontecer antes do que você imagina. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.