Menu
em

O que fazer quando o limite de reduções é impossível de se atingir?

Nem tenta

Uma das coisas, sem dúvida alguma, que mais irrita a alta gestão de uma empresa é quando os funcionários dizem que determinada atividade é impossível de ser realizada. Explico o motivo. Quando uma pessoa se posiciona desta maneira ela demonstra que sequer tentou, sequer buscou alternativas para tentar chegar pelo menos perto do objetivo determinado. Imagine o caso de uma organização que chama dois chefes distintos e diz que precisam reduzir 50% de todos os custos e despesas nesse ano.

 

*****

Duas atitudes

Os dois gestores apenas concordam e saem trabalhar. Uma semana depois esses mesmos gestores voltam para prestar contas das suas atitudes. O primeiro vai logo dizendo que aquela tarefa era impossível de ser realizada, que era absurda e que efetivamente ele conseguiu cumprir somente 20%. O segundo gestor reconhece que não conseguiu atingir a meta, porém apresenta todas as atitudes que desenvolveu para tentar atingi-la e ainda pede auxilio para tentar entender como a empresa determinou aquele objetivo porque evidentemente deve haver uma forma para se fazer isso.

 

*****

Tentando entender

Percebeu a diferença? Enquanto o primeiro gestor mal tentou e logo desistiu, sentenciando que o objetivo é inatingível, o segundo não desistiu se esforçou mais que o primeiro e ainda continuava buscando formas para atingir o objetivo. Resumindo, quando alguém lhe disser que algo é impossível pergunte-lhe o que fez para concluir isso antes de querer aceitar a decisão e desistir dos seus projetos.

 

(Luciano Salamacha)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile