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O que fazer quando o chefe pede algo e depois diz que pediu outra coisa?

Melhorar a comunicação

Um dos graves problemas que toda empresa acaba sofrendo no seu dia-a-dia é a comunicação entre as pessoas que lá trabalham. E a coisa complica ainda mais quando essa comunicação envolve subordinados e chefes, por um motivo simples. Geralmente o funcionário fica ilhado na culpa enquanto o chefe quer apenas sentenciar aquele que errou, o que evidentemente sempre será a parte mais fraca, será o funcionário. Para isso, um bom macete para os profissionais é que quando seu chefe pedir algo, repetir a ele o que você entendeu é uma ótima forma de evitar um pouco algum transtorno. Eu explico como.

 

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Confirmação

É muito importante que você não repita como quem desafia o chefe, como quem questiona as ordens dele, mas sim com toda a humildade de quem não quer errar, de quem demonstra toda humildade porque quer acertar. Assim, quando o chefe pedir algo você pode simplesmente lhe dizer: chefe, deixe ver se eu entendi, para que eu tenha plena certeza de fazer o que me pediu. Você me pediu isso, isso e aquilo, confirma? Você vai perceber que isso não será ainda a solução do seu problema, porém poderá amenizar um pouco os atritos que acontecem entre aquilo que ele diz e aquilo que ele acha que você entendeu. O segundo passo é você formalizar o pedido dele. Pode ser  um e-mail onde você simplesmente demonstra ao seu chefe assim: estou conduzindo isto, isto e aquele outro conforme o senhor me pediu, apenas para lhe informar como está a situação.

 

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Demonstração

Pode ser também através de uma agenda normal, escrevendo na frente do chefe, ao mesmo tempo em que explica aquilo que você entendeu. Essas são maneiras que não vão eliminar a vontade do chefe de esquecer e mudar as regras do jogo dizendo que pediu uma coisa embora tenha pedido outra, mas você vai demonstrar ao chefe certo grau de profissionalismo e, principalmente, a conduta de alguém que tem controle sobre o que faz e sobre o que entende que deve ser feito. De forma simples e prática, quando o chefe muda de opinião conforme a sua conveniência, cabe ao profissional não brigar e, muito menos questionar a autoridade. Cabe a eles simplesmente utilizar metodologia e técnica para evitar uma discussão. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

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