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O que fazer quando cada pessoa na sua empresa vê o futuro de uma maneira diferente?

Não perca tempo

O desejo de obter consenso antes de agir tem feito muitos profissionais perderem boas oportunidades de crescimento. Afinal, se já é difícil obter consenso sobre a realidade atual, é mais difícil ainda e quase impossível fazer com que todos da equipe consigam vislumbrar o mesmo futuro. Isto porque o consenso é um estado de espírito que pode durar apenas alguns segundos, ou seja, uma pessoa que concorda agora pode discordar alguns segundos depois. Não é incomum encontrar empresas que perderam tempo e recursos pela falta de ação de seus gestores.

 
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Ouvir opiniões

Um bom exemplo é o caso do Arnaldo, sócio de uma pequena confeitaria e que foi procurado por uma empresa, a qual solicitava orçamento para fornecimento de lanches para seus funcionários. A proposta era sedutora, pois envolvia mais de oitocentos lanches por dia. Diante deste desafio, o Arnaldo chamou seus sócios para decidirem juntos que proposta apresentaria ao cliente. Um deles, por exemplo, achava perigoso para a empresa ter um cliente tão grande. Ele questionava: E se ele nos deixar de um dia para o outro? O que faremos? Outro sócio dizia simplesmente que deveriam apresentar um preço baixo: Com um cliente desses podemos ganhar na quantidade, no volume! 

 

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Não demore demais

Já o Arnaldo acreditava que o cliente iria exigir um alto padrão de qualidade, o que implicaria em novos investimentos na empresa. Preciso primeiro calcular o valor das reformas para compor o preço, dizia ele. Depois de duas semanas discutindo sobre quem estava certo, finalmente a proposta estava pronta. Porém, o cliente já havia cansado de esperar e, inclusive, contratado outra empresa. Moral da história: o consenso é importante, desde que o processo para obtê-lo gere mais benefícios que problemas para uma empresa.

 

(Luciano Salamacha)

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