Menu
em

O que fazer quando a solução esperada não acontecer?

Usar o tempo ao máximo

Não se pode confundir calma e controle emocional com irresponsabilidade. Algumas pessoas, achando que podem aguardar o momento exato para tomar uma decisão, são mal compreendidas numa empresa. É o caso do gestor que sabe utilizar o tempo a seu favor, não cedendo à pressão e, principalmente, utilizando cada minuto para pensar o máximo possível. Trago o exemplo do gestor de uma empresa que deveria entregar um determinado relatório para sua diretoria até certo dia. Esse gestor sabia e entendia que somente se houvesse um milagre dentro da empresa é que as coisas seriam resolvidas.

 

*****

Não é milagre

Ele precisaria que todos os departamentos conjugassem a seu favor numa espécie de esforço concentrado para que a sua tarefa fosse cumprida. Esse gestor, ao contrário de ficar sofrendo dias por antecipação, tratou de fazer a sua parte e tratou de elaborar um plano A, um plano B e até um plano C para o caso de algum problema acontecer. Entretanto, o mais importante é que esse gestor não desistiu um minuto sequer. Continuou tentando sem se estressar e sem estressar os colegas. A cada vez que uma pessoa da equipe perguntava se iria dar tempo, a resposta era calma e tranquila: Se houver alguma possibilidade para dar certo, tenha certeza de que vamos conseguir.

 

*****

Não desistir

Faltando menos de meio dia para que a reunião acontecesse, um dos diretores do setor resolveu adiar a reunião, dando a esse profissional o tempo que faltava para concluir o projeto. Perceba que o fator importante nessa situação não foi o diretor protelar a reunião, mas sim ele não ter desistido um minuto sequer. E essa é a grande recomendação para as pessoas que ficam reclamando quando uma determinada situação não chega. A solução nem sempre virá dos outros, mas sim da sua calma, da sua ponderação e principalmente da sua força de vontade em não desistir nem um minuto e tentar resolver o problema.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile