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O que fazer quando a pessoa ofendida não quer mais conversar com você?

Não piorar a situação

Há alguns momentos na vida de um profissional em que é preciso tomar cuidado para não piorar uma situação negativa que foi causada. Tome como exemplo o caso de um profissional que tinha uma excelente relação de confiança com determinado colega. Esse profissional, um dia cometeu um erro e quebrou aquela relação de confiança que existia. Esse relacionamento ficou então estremecido e o profissional que causou essa confusão passou a insistir para que o outro o perdoasse, o compreendesse, ou ainda que pelo menos lhe desse ouvido.

 

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Não insistir

A questão é que a parte ofendida não tinha paciência para voltar sequer a falar sobre isso. Para ela era tudo muito simples: a relação de confiança fora quebrada e a partir daquele momento, que cada um seguisse o seu caminho. Muitas vezes um profissional acaba complicando mais a situação ruim que causa justamente por que insiste em consertar aquilo que já não tem mais conserto. Numa relação de confiança é necessário obviamente duas partes e se uma delas comete um erro, a outra parte se sente então desobrigada de continuar se preocupando com isso.

 

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Respeitar o outro

É o mesmo caso daquele médico que no desejo de curar o doente ministra uma altíssima dose de medicamentos e acaba piorando ainda mais o estado clínico do paciente. Por isso, quando a pessoa prejudicada não quiser mais um relacionamento deve-se escolher um ponto final na situação. A melhor maneira desse profissional que causou a confusão mostrar que quer mudar é respeitar o direito do outro de não querer mais falar sobre o assunto. Lembre-se, sem respeito não há como se ter uma relação baseada na confiança.

 

(Luciano Salamacha)

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