Falha de comunicação
Há sempre uma dúvida quando alguém alega na empresa que não consegue ensinar o que sabe aos seus colegas. Será que a pessoa realmente não consegue repassar o conhecimento que possui por conta de alguma dificuldade de comunicação ou será que, na verdade, não consegue ensinar porque nem mesmo ele sabe muito bem o que executa na empresa? Essa situação difícil de acreditar acontece no mundo empresarial com uma intensidade maior do que se imagina.
*****
Superficialidade
É o caso daquele típico funcionário que executa o seu trabalho de forma mecânica, sem realizar qualquer tipo de questionamento. É por conhecer apenas superficialmente que a pessoa acaba não ensinando o seu serviço para os colegas. Há também o caso daquele funcionário que não consegue repassar o que sabe para os colegas por conta de uma característica pessoal, como a dificuldade em se comunicar, por exemplo. Nesse caso, a situação é delicada. É difícil para um gestor conseguir identificar e, principalmente, manter na sua equipe um profissional que tem dificuldades para repassar informações e conhecimento.
*****
Bom motivo
Nos dois casos, a saída para o gestor é a mesma. Acompanhar de perto a forma com que a pessoa tenta repassar conhecimento para os demais colegas. E aí vem sempre a indagação: se o gestor tiver de acompanhar cada funcionário que for ensinar algo na empresa, a sua carga de trabalho não vai acabar se resumindo somente a isso? Entretanto, a resposta tal qual a pergunta, também é padrão. Se um gestor não conhece o perfil de seus funcionários, esse é um bom motivo para começar a conhecer.
(Luciano Salamacha)