em

O que esperar do marketing em 2020

Vendas, data driven marketing e humanização. Esses 3 itens resumem o que eu acredito que será a tônica do marketing em 2020. Alguns deles são tendências, outros já são ferramentas consolidadas. De qualquer forma, vale a pena ficar atento à essas metodologias.

Vendas foi o primeiro item citado e não por acaso. Eu acredito muito em uma frase que diz:

"Uma empresa com um produto ruim, mas com um bom vendedor, sobrevive. Uma empresa com um produto bom, mas sem um bom vendedor, quebra."

O ideal é equilibrar as coisas, mas vejo muitos empresários que focam 100% do seu tempo e energia em outros setores do negócio e negligenciam o departamento comercial. Ou "delargam” o comercial para um vendedor sem experiência ou até mesmo para uma agência de publicidade. Agências não são responsáveis pelo departamento comercial das empresas, elas criam estratégias de marketing e divulgação para apoiar o setor comercial. Essa reflexão é bastante importante, pois, onde há vendas, há geração de caixa e onde há caixa, há dinheiro entrando. E posso afirmar com tranquilidade que com dinheiro na mão, a solução para os problemas, que todo negócio tem, fica muito mais fácil.

Data driven marketing é uma estratégia que consiste em direcionar o marketing de uma empresa através do uso de dados. Os dados podem ser coletados através de ações físicas, no PDV (ponto de venda) ou online. É possível fazer muitas coisas, em termos de divulgação, com o nome, o email, o telefone e algum interesse dos seus clientes. O importante é começar com uma estratégia bem definida para captação e utilização desses dados. E não esqueça que em 2020 entrará em vigor a LGPD (Lei geral de proteção de dados).

Por fim, destaco o conceito de humanização das marcas, isto é, cada vez mais as empresas precisarão ter um posicionamento mais humano, mais inclusivo e mais personalizado para pequenos grupos de pessoas ao invés de tentar agradar e atingir todo mundo de forma generalizada.

 

 

Lucas Ribas, o autor é CEO da Agência yard.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.