em

O que dizer da política de segregação adotada pelo presidente americano?

Pode afetar

Como nosso foco aqui na Coluna Visão Empresarial é sempre conectar o que acontece no mundo corporativo com o que a gente vê no mundo afora, é importante dizer que o comportamento de Donald Trump não é algo tão simples assim. Pode afetar todas as relações empresariais no mercado, pode afetar inclusive a competitividade de várias empresas brasileiras, na medida em que o seu caráter protecionista pode jogar por terra tudo aquilo que já foi pactuado por vários governos anteriores.

Compromisso

Ainda bem que assim como no Brasil, o governo americano não tem capacidade de fazer tudo sozinho, e os primeiros movimentos que houveram já foram rechaçados e corrigidos pelo judiciário de lá. Entretanto fica aqui uma dica importante para os gestores. Sempre que forem fazer negócios com clientes, com fornecedores e até mesmo com o governo preocupe-se em entender se haverá honra, ou seja, se haverá uma garantia de que tudo aquilo que for pactuado será cumprido. Não é muito raro encontrar empresas que na fase do pedido e da negociação se comprometem a muita coisa, mas de outro lado, na hora de assinar o contrato, deixam isso como uma espécie de compromisso moral e aí o que se percebe é uma decepção.

Formalize

Por isso a recomendação para o mundo empresarial é bem simples! É usar aquele ditado popular muito comum que diz assim: o que é combinado não é caro. Logo, toda vez que você combinar qualquer coisa, seja com funcionários, portanto com sua equipe, seja com clientes ou com fornecedores, formalize de alguma maneira tudo aquilo que combinaram sob pena de que as palavras mudem conforme o sabor do vento e a consequência caia na sua mão para ser paga. Convido você a continuar participando da coluna Visão Empresarial pelo e-mail [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.