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O que devo fazer para acabar com a mania dos funcionários de dizer que “não sabia que era errado”?

Revendo a postura do gestor

A mania de um funcionário dizer eu não sabia, tem muito a ver com a postura do gestor. Procuro demonstrar isso através de exemplos como o caso de determinado gestor de uma equipe de vendas que sempre tinha hábito de fazer reuniões e apenas expor, comunicar aquilo que a diretoria da empresa havia lhe enviado. Na maioria dos casos, após a comunicação dizia logo para os funcionários: Agora vamos trabalhar usando as novas regras enviadas pela diretoria.

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Formalize as orientações

Esse gestor errava ao não perguntar aos funcionários se haviam entendido o que lhes fora transmitido, e mais, não utilizava nenhum tipo de formalização para que o funcionário deixasse inequívoca a sua compreensão. Nem mesmo perguntava-lhes se haviam dúvidas a respeito. O resultado, obviamente, é que os funcionários preferiam calar-se. Para que falar se, depois, quando cometesse um erro, bastava o funcionário alegar que não havia entendido o que o gestor disse e não sabia que aquilo era errado.

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Pulso firme

Toda regra que prejudica o funcionário acaba sendo sedutora para a famosa desculpa  do eu não sabia. Também aquela regra que complica os negócios, faz com que todo bom vendedor, todo bom profissional, prefira continuar do modo antigo e se a empresa questionar, ele vai dizer: eu não sabia. Resumindo, meu amigo, o gestor deve ter pulso firme formalizar o entendimento da equipe.

(Luciano Salamacha)

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