Menu
em

O que as empresas devem fazer quando a crise se instala e a falta de ética se revela?

Evitar a ganância

Competitividade é algo inerente ao ser humano, e até certo ponto extremamente saudável. A ambição também é algo que nos leva a querer ser sempre melhores. Logo, também é saudável. Agora, a ganância, essa sim é a grande ruína de muitos profissionais. É a ruína de pessoas que quando alcançam o poder dentro de uma organização passam a usar esse poder única e exclusivamente em benefício próprio.

 

*****

Dois modos de agir

São as mesmas pessoas que quando estavam numa condição humilde dentro da empresa diziam-se defensoras dos direitos de todos quando, na verdade, a única coisa com que se preocupavam era conquistar poder para garantir sobrevivência da sua condição e para usufruir de privilégios que somente quem está no cargo pode ter. E aí vem uma questão. Todo profissional deve entender que por mais que seja inteligente, esperto e ardiloso, ou pelo menos se considere assim, mais cedo ou mais tarde cometerá um erro.

 

*****

Garantir a ética

E, no mundo empresarial a condenação, o reconhecimento de culpa e o julgamento acontecem de uma maneira muito mais clara e rápida do que na política, por exemplo. Resumindo, meu amigo, todo profissional deve entender que é sua responsabilidade garantir a ética no trabalho sob pena de gostar daquilo que tanto condena e de não ser tão diferente assim daqueles que tanto fala mal. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile