Menu
em

O que a 24ª fase da Operação Lava Jato tem a ensinar para o mundo empresarial?

Inatingível?

Na semana passada todo o Brasil assistiu surpreso o mandado de condução coercitiva emitido pela 24ª fase da Operação Lava Jato para que o ex-presidente Lula comparecesse a um depoimento. Com essa situação podemos analisar uma questão em que o mundo empresarial pode aprender algo. Nesta semana o meu objetivo é analisar com você um pouco dessa situação. Hoje eu separei um tema bem interessante que é o do funcionário que acha ser insubstituível e inatingível na empresa. Em algumas organizações há pessoas que acham que estão acima da lei, que estão acima das obrigações que os profissionais têm e por conta disso acabam se considerando completamente inatingíveis.

 

*****

Ninguém está fora

Geralmente essas pessoas se colocam em posições onde jamais oferecem conteúdo e conhecimento suficiente para conseguir desempenhar a função. Em bom português, eles não ensinam, e quando ensinam, fazem isso de maneira errada, para que o colega cometa erros e consequentemente a empresa valorize ainda mais a dependência que tem daquele profissional. Assim como a Operação Lava Jato, algumas vezes o mundo empresarial mostra às pessoas que ninguém está fora de responder por seus atos, que ninguém é mais do que outro colega e principalmente que ninguém, absolutamente ninguém, conseguirá estabelecer uma condição dentro da empresa como profissional contratado de ser inatingível até mesmo pelo próprio dono da empresa.

 

*****

Comportamento ético

Eu já vi situações em que, quando o dono percebeu, tinha menos comando dentro da empresa que um determinado executivo. Não porque esse gestor era fraco, mas sim porque o executivo é que não era uma pessoa leal, não era uma pessoa que tinha comportamentos éticos com seus colegas. Resumindo, no mundo corporativo e principalmente nos momentos de crise como o Brasil vive hoje, sem precedentes, todo profissional deve entender que não há ninguém, absolutamente ninguém, que não possa ser atingido por conta dos ventos gelados que a economia brasileira vem enfrentando. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile