em

O PORVIR E O NADA

Vivemos, pensamos e operamos – eis o que é positivo. E que morremos, não é menos certo. Mas, deixando a Terra, para onde vamos? Que seremos após a morte?

Estaremos melhor ou pior? Existiremos ou não? Ser ou não ser, tal a alternativa. Para sempre ou para nunca mais; ou tudo ou nada: Viveremos eternamente, ou tudo se aniquilara de vez? É uma tese, essa, que se impõe.

Todo homem experimenta a  necessidade de viver, de gozar, de amar e ser feliz.

Dizei ao moribundo que ele viverá ainda; que a sua hora é retardada; dizei-lhe sobretudo que será mais feliz do que porventura o tenha sido, e o seu coração rejubilará.

Mas, de que serviriam essas aspirações de felicidade, se um leve sopro pudesse dissipá-las?

Haverá algo de mais desesperador do que esse pensamento da destruição absoluta? Afeições caras, inteligência, progresso, saber laboriosamente adquiridos, tudo despedaçado, tudo perdido!

De nada nos serviria, portanto, qualquer esforço no sofreamento das paixões, de fadiga para nos ilustrarmos, de devotamento à causa do progresso, desde que de tudo isso nada aproveitássemos,  predominando o pensamento de que amanhã mesmo, talvez, de nada nos serviria tudo isso. Se assim fora, a sorte do homem seria cem vezes pior que a do bruto, porque este vive inteiramente do presente na satisfação dos seus

apetites materiais, sem aspiração para o futuro. Diz-nos uma secreta intuição, porém, que isso não é possível.

A imortalidade da alma é um fato concreto. Cabe-nos, assim, com o auxílio das explicações racionais e convincentes do Espiritismo, pautar a nossa vida segundo os ensinamentos morais deixados por Jesus.

Fonte: livro O Céu e o Inferno de Allan Kardec – Capítulo I – 1ª parte.

 

  • A SEFAN apresenta nesta manhã, às 10 horas, PATRÍCIA MACHADO PEREIRA GIARDINI, colaboradora da Instituição, que abordará importante tema doutrinário. Participe amigo leitor!
  • EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL NA SEFAN – Aos domingos, às 10:00 horas da manhã.    A criança evangelizada é árvore que produzirá bons frutos. 
    • VISITE A LIVRARIA ESPÍRITA A EDUCADORA – Rua Santos Duomont, 620 e a Biblioteca Espírita Francisco Cândido Xavier –Rua Santos Dumont, 642.

=====================================================================

BOM DOMINGO! MUITA PAZ!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.