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O medo pode ser um forte instrumento a favor do cliente!

Não se deixe intimidar
Toda pessoa que age com má fé, seja um estelionatário ou um cliente espertalhão que quer dar um golpe, tenta usar o medo da equipe, dos funcionários da empresa, como um instrumento para conseguir o seu intuito. Significa que reagir com medo diante das ameaças, dos gritos, das bravatas do cliente insatisfeito é o primeiro erro que o empresário e a sua equipe não devem cometer. Uma pessoa pode ameaçar de entrar com uma ação do que quer que seja. Afinal, o mundo jurídico está aí para receber essas ações, mas não significa que a sua empresa será condenada por conta das ameaças do cliente.

Histórias
Lembro do caso de uma indústria, que recebeu a reclamação de um cliente de que seu filho havia passado mal por conta do bolor encontrado nos pães fabricados por aquela organização. O cliente afirmava que seu filho teve sérios problemas e exigia como reparação uma indenização de cinquenta mil reais. O diretor industrial da empresa sabendo exatamente do que se tratava chamou o cliente e também a imprensa no supermercado onde o cliente alegava ter comprado o pão com bolor.

Derrubando os exageros
Em seguida esse diretor industrial tomou outro pão, ainda mais bolorento e o comeu na frente do cliente demonstrando que havia um exagero muito grande na reclamação e também que o que se tentava era uma extorsão contra tal indústria. O resultado é que tanto o advogado quanto o cliente nunca mais apareceram para reclamar de novo. Portanto, fica a dica para agir com serenidade em vez de agir com medo. Ouça o cliente em vez de discutir.

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