em

Leia a Coluna DC desta quarta (22)

Deputados vão apreciar pedágio

A Assembleia Legislativa aprovou ontem (21), em primeira discussão, o projeto de lei 4/2015 que determina que qualquer alteração em contratos de pedágio no Paraná seja apreciada antes pelos deputados. A inclusão do projeto na pauta atendeu pedido dos 31 deputados que integram a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio. O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) opina que é fundamental tornar os contratos de concessão de pedágio mais transparentes e que a população possa acompanhar as obras que estão sendo efetivamente realizadas. Em entrevista na edição de domingo do DC, o secretário Pepe Richa argumentou que é preciso despolitizar as discussões sobre o pedágio, que segundo ele, são técnicas.

 

Não renunciarei e não tenho o que delatar. Não cometi qualquer crime. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado afastado da Câmara Federal sobre o processo de afastamento e as investigações da Lava Jato.

 

Coleta de lixo

Municípios como Imbituva, Ivaí e Reserva estão entre as cidades que receberão recursos do Governo do Paraná para comprarem caminhões de coleta de lixo. O repasse de cerca de R$ 8 milhões foi feito ontem (22) em reunião no Palácio Iguaçu com o governador Beto Richa. Com o recurso, cada município vai licitar a compra de um caminhão específico para coletar o lixo separadamente. Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar barracão para triagem dos recicláveis, motorista para o veículo da coleta, combustível e a manutenção dos equipamentos. 

Indústria de bebidas

O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) protocolou nesta semana a fundação da Frente Parlamentar pela Indústria Paranaense de Bebidas. A bancada surge, segundo o deputado, para defender os interesses do setor e mostrar o potencial do setor. Somente Ponta Grossa concentra a Ambev e a Heineken. A Frente Parlamentar é resultado do trabalho do Movimento pela Indústria Paranaense de Bebidas. Os membros da Frente Parlamentar vão atuar em defesa dos fabricantes de bebidas, como cervejas e refrigerantes.

 

Vice incerto

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes Junior (DEM) disse que ainda não há uma decisão sobre o convite do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) para ser seu vice nas eleições municipais de 2016. O pedido foi feito já na semana passada. “Ainda não tenho uma definição, está nas mãos do partido, acredito que mais uns 10 dias e teremos uma resposta”, afirmou. A decisão estava inicialmente prevista para sair no início desta semana. Mainardes já está no terceiro mandato no Legislativo.

 

LDO de Palmeira

O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, sancionou ontem (21) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017. O orçamento a ser aplicado é de R$ 98,7 milhões. A lei foi aprovada antes do prazo final. Segundo a prefeitura, a proposta foi feita com um ‘rigoroso planejamento’. O Executivo de Palmeira se prepara para organizar a Lei Orçamentária Anual (Loa). Em Ponta Grossa, a LDO ainda está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal. Segundo o Departamento Legislativo, a lei deve ir a plenário na Câmara de Ponta Grossa na semana que vem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.