Inovar é simplesmente utilizar a criatividade?
Quarta-feira 09/01/2013
Não é o único ingrediente
Para algumas pessoas, o sinônimo de inovação é fazer algo diferente. E, de fato, é necessário sim que a pessoa demonstre criatividade para gerar uma inovação. Porém, assim como um bolo, a criatividade não é o único ingrediente para que se tenha uma inovação no mercado corporativo. É preciso mais que isso. É preciso que o empreendedor tenha muito conhecimento sobre alguns fatores. O primeiro deles é o conhecimento sobre os potenciais clientes. Muitos empreendedores encontram o fracasso porque apenas presumem o que o cliente
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Conhecimento tecnológico
Acontece que tentar expandir no cliente o seu desejo pessoal, a sua maneira de pensar e agir, pode ser um erro básico. Clientes têm comportamentos próprios e saber como um cliente pensa, sobre como ele se comporta na hora de decidir entre comprar ou não, é o segredo. Depois do conhecimento sobre o cliente o segundo fator fundamental para se gerar inovação é o conhecimento tecnológico para se garantir o fornecimento de um produto ou serviço em larga escala. Perceba que há uma diferença considerável entre você confeccionar um bolo para seus familiares em sua casa de vez em quando e garantir a mesma qualidade para a fabricação de trinta ou cinquenta bolos por dia, todos os dias.
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Oferecimento
Já o terceiro fator é sua capacidade de oferecer corretamente ao mercado esse produto ou serviço que desenvolveu. Alguns empreendedores perdem excelentes oportunidades porque não conseguem se conectar com os clientes por absoluta falta do canal adequado. Por exemplo, quanto mais inovador um produto ou serviço, mais aceitável é que haja dúvida nas pessoas antes de efetuar a compra. Significa que poderá haver muito esforço e pouco retorno no começo. Resumindo: inovação é o equilíbrio entre criatividade, conhecimento sobre o cliente e capacidade de comunicação.
(Luciano Salamacha)