em

Inovar deve ser a palavra-chave para conduzir uma empresa?

Cases de sucesso

Inovar é hoje, sem dúvida alguma, um dos termos mais presentes nos discursos estratégicos das empresas. Contudo, de outro lado, é importante que não se deixe para trás as rotinas e procedimentos que fazem da empresa um case de sucesso. Empresas, que tem essa característica de trabalhar com novos projetos, com inovação e ao mesmo tempo tendo de cuidar da rotina diária recebem o nome de empresas ambíguas, que são aquelas em cuja organização há uma dualidade de interesses. E isso quando não bem gerenciado pode causar problemas no dia-a-dia corporativo.

 

*****

Equipe dividida

Imagine a seguinte situação. Uma empresa é consolidada e líder no seu segmento de atuação fabricando determinado tipo de produto. Entretanto, sabendo que inovar é preciso, mesmo porque o seu produto pode ficar defasado, lança-se num projeto de um produto completamente diferente daquilo que já trabalha. A equipe fica dividida, pois tem de dar atenção à rotina diária, a manter a liderança naquela área de atuação e ao mesmo tempo não pode esquecer que um novo produto tem de ser desenvolvido. Nestas horas, se a gestão não é for clara o suficiente, se não for devidamente firme nas suas decisões poderá proporcionar uma divisão de esforços dentro da empresa.

 

*****

Manter o equilíbrio

E essa divisão quando não é equilibrada pode provocar na verdade uma concentração, fazendo com que passem a existir mais pessoas interessadas no novo produto do que na rotina antiga, ou vice-versa, mais interessados na rotina antiga do que no novo produto. E seja qual for o caminho, isto não será bom para a empresa. Portanto, meu amigo, preste atenção. Inovar é tão importante quanto manter a posição que a sua empresa já conquistou. Manter o equilíbrio é a maneira correta de inovar com segurança.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.