em

Há como um profissional impedir que uma empresa fale mal dele?

Duas questões

Quando o tema é se uma empresa irá falar mal ou não de um profissional que nela trabalhou é importante dividir em duas questões: a legal e o que acontece na prática. A legal, evidentemente, é que a empresa jamais falará qualquer coisa negativa sobre o funcionário, pois se isso acontecer e for provado, cabe uma ação de danos morais por parte daquela pessoa contra a empresa por difamação, injúria ou qualquer coisa do gênero. Já de outro lado, na prática, o que a gente sabe que acontece é que formalmente a empresa não responde nada, mas algumas vezes, de maneira informal acaba respondendo às perguntas de quem pede referências, de uma maneira indutora, algo mais ou menos como querer saber da experiência deles com determinado profissional que diz ter trabalhado lá.

Esclarecimento

Quando a resposta começa com veja bem, denotando incerteza, e principalmente pela maneira informal com que a empresa dá essas referências fica muito difícil para um profissional provar se isso aconteceu ou não. Por isso, a recomendação de hoje é procurar sempre esclarecer para quem o está contratando as características que podem levar a um comentário que seja danoso à sua imagem. Às vezes o contratante tem noção clara sobre a empresa onde a pessoa trabalhou, entende a cultura, conhece as características do relacionamento daquela empresa e muitas vezes o profissional consegue até demonstrar, sem que seja necessário qualquer tipo de prova, que o que aconteceu foi um mal entendido.

Seguir em frente

Demonstra que ele, profissional, prefere simplesmente evitar comentar o fato e colocar a vida para seguir em frente encontrando um novo desafio, um novo ambiente para trabalhar e principalmente uma empresa que acredite na sua vontade e profissionalismo. Resumindo, o profissional deve entender que entre o que diz a lei e o que acontece na prática e que se possa provar, há uma distância muito grande. Logo, evitar qualquer tipo de lembrança negativa só lhe fará bem.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.