em

Fugir de uma disputa é uma forma de ganhar justamente essa disputa na empresa?

Estratégia

Quando falamos em estratégia muita gente entende que estratégia é o caminho para se atingir um objetivo quando, na verdade, a estratégia é basicamente definir o que realmente é o seu objetivo. Para o estrategista de verdade, uma vez definido qual é o objetivo, ele tem vários caminhos diferentes a seguir e é justamente aí que muitos profissionais acabam errando. Lembro-me de um caso, uma vez numa empresa, em que dois profissionais estavam lutando para conseguir uma promoção.

*****

Tirar o foco

O primeiro deixava muito claro que queria a promoção e faria de tudo para conquistar a confiança da alta gestão. O segundo também queria, mas era um verdadeiro estrategista. O que ele fez? Simplesmente tirou do foco do colega, que era muito competitivo, que por algum motivo ele disputaria aquela vaga. Já o primeiro colega não deixava dúvidas para todos de que faria o que fosse necessário para conseguir aquela determinada promoção o segundo, esse que era estrategista, simplesmente se colocava como alguém que apesar de estar preparado entendia que a alta gestão é que deveria pensar no que fosse melhor para a empresa.

*****

Maturidade

Eu não preciso lhes dizer que na hora que a alta gestão foi tomar a decisão quem demonstrou mais maturidade, quem demonstrou mais equilíbrio emocional, acabou levando o prêmio, levando a promoção, e foi o segundo colega. A lição que a gente tira é que muitas vezes aquele que é afoito em conseguir o resultado e aposta demais num único caminho erra e erra feio. Já o estrategista foca apenas no objetivo que tem e deixa que todo o resto seja adequado, seja adaptado conforme o caminho vai sendo seguido. De maneira simples e prática, se você quer ser estrategista concentre-se muito mais no que você quer e não em como irá consegui-lo. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.