em

Existem técnicas para tomar uma decisão correta em momentos de crise?

Análise criteriosa

Não é possível descrever toda a técnica disponível para o mapeamento de risco numa empresa ou numa situação em poucas palavras. Uma boa ferramenta é a do desdobramento conhecido como árvore de decisão, onde o profissional deve seguir algumas fases distintas e simples. A primeira é verificar quais são as decisões que você pode tomar. Exemplo: ceder ou não ao pedido de desconto que o cliente fez. A partir de cada uma das alternativas você deve seguir para o passo seguinte que é analisar quais são as consequências daquela decisão.

 

*****

Prevendo as consequências

Por exemplo, ceder um desconto pode significar não conseguir mais voltar ao preço anterior, ter problemas com outros clientes quando estes souberem do desconto concedido, ou ainda ser afetado pela concorrência que, baixando os preços para disputar com você, acaba nivelando o preço para baixo. A partir das conseqüências que você mapear, analise quais seriam as alternativas para cada uma delas. Agindo assim você estará elaborando uma árvore de decisão. Ela começa com o problema – o tronco – abrindo em dois galhos principais – fazer ou não fazer.

 

*****

Sempre existem riscos

Para cada galho você poderá desdobrar vários ramos e assim sucessivamente até chegar uma hora em que você conseguirá ver com clareza o tipo de consequência negativa mais forte que poderá advir em cada caso. Aí fica fácil de tomar uma decisão. Mas não esqueça: toda decisão, sem exceção, envolve sempre uma taxa de risco. Se você não estiver preparado para assumir riscos, então também não estará preparado para tomar uma decisão sequer, na sua carreira ou na sua empresa.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.