Para que a alta diretoria da Kroton entendesse melhor seu público, os departamentos de RH e marketing criaram o Projeto Sintonia de Ponta a Ponta
Proximidade do seu público alvo
Fazer o vestibular e a matrícula, frequentar as aulas, apresentar trabalhos e pagar a mensalidade são tarefas comuns para quase todos os estudantes de ensino superior. No entanto, para diretores da maior empresa de educação do Brasil, eram atividades bem distantes de sua rotina de trabalho. Para que a alta diretoria da Kroton pudesse entender melhor as necessidades do seu público, os departamentos de recursos humanos e marketing criaram o Projeto Sintonia de Ponta a Ponta.
Busca de novas oportunidades
Como lição de casa, os executivos deveriam buscar oportunidades para melhorar o ensino e a gestão das faculdades do grupo, como Anhanguera, Unopar e a recém-adquirida Estácio. A ideia surgiu no encontro de líderes de 2015 e esse foi a primeira edição do programa, que deverá se repetir nos anos seguintes. Até o presidente, Rodrigo Galindo, participou embora ele tenha sido facilmente reconhecido.
Entender o pensa o seu cliente
Participaram 25 executivos, que recebiam missões como fazer vestibular, atrasar o pagamento de mensalidade, participar de cursos presenciais ou à distância. Buscamos entender melhor a necessidade do nosso aluno, afirmou Mario Ghio, vice-presidente acadêmico. Ele também recebeu uma tarefa: se matricular tardiamente em um curso presencial. Ele, que se formou em engenharia química, decidiu prestar enfermagem no período noturno. Foi uma das coisas mais legais que eu fiz, afirma. Para ele, o mais impactante foi conhecer o perfil dos alunos.
Melhorias propostas
Inspirado pelos próprios alunos, o diretor está desenvolvendo um programa de mentoria entre veteranos e calouros. O projeto de tutoria já foi implementado em 9 faculdades do grupo em Minas Gerais. Além de evitar a evasão do calouro, outro resultado perceptível tem sido o desenvolvimento dos veteranos, explica o diretor.
FRASE
80% do que leva as pessoas ao sucesso é se mostrar para o mundo.
(Woody Allen)