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Empreendedores brasileiros no exterior

Se no Brasil ser dono do próprio negócio não é nada fácil com a burocracia, impostos, recessão e instabilidade política, imagine ser empreendedor no exterior! Vamos iniciar, de maneira intercalada, uma série de entrevistas com brasileiros que deixaram o país e se tornaram patrões de si mesmos. Nossa primeira entrevistada mora na Espanha, é uma empreendedora e executiva de negócios nas áreas de joalheria, bijuterias finas, artigos de luxo e eventos, Maria Aparecida Gomes.

Há quanto tempo mora na Espanha?

Resido em Espanha há 10 anos, mas o contato com o mercado espanhol começou há 17 anos. O que motivou a minha vinda para cá foi indiretamente minha filha, Marina. Muito trabalho, excesso de viagens, pouco tempo para a família, além de vislumbrar a possibilidade de melhorar a qualidade de vida fazendo a mesma coisa aqui.

Quais adaptações precisou fazer?

Tudo começou com uma feira um pouco antes do ano 2000, quando vi o potencial de mercado. Comecei a desenvolver minha coleção de joias focando diretamente este mercado consumidor, o que abriu trilhas para outros mercados fora do Brasil. Com a consolidação do produto, comecei a buscar espaços em feiras e grandes empresas para as quais pudesse desenvolver produtos específicos. Assim, ao final de quatro anos, não podia sequer pensar em mercado nacional porque toda a produção estava dedicada ao mercado externo. Um dos meus principais clientes na Espanha ficou sabendo da minha mudança para o país, me convidou para fazer parte da sua equipe de colaboradores. Declinei da oferta, mas depois de muita negociação decidimos formar uma sociedade e assim consolidei em definitivo a mudança.

Qual sua atividade profissional?

Depois que encerrei a atividade de produção de joias aqui na Espanha, voltei a criar coleções exclusivas para grandes marcas.  Sou detentora da marca Maria Lazuli e produzo coleções próprias e para terceiros. O conceito é associar arte em forma de joias. Também tive uma rica experiência no setor de feiras internacionais, aproveitando os idiomas e o conhecimento do mercado brasileiro e europeu, comercializando espaços e oferecendo serviços a empresas europeias para participar em eventos no Brasil e vice-versa.

Quais planos no curto e médio prazo?

De momento não penso em montar estrutura de fabricação, mas vislumbro seriamente utilizar minha experiência como empreendedora sendo executiva de negócios numa organização na Europa, preferencialmente Espanha e Portugal. Acredito que a bagagem de mais de 20 anos nos mercados brasileiro, sul americano e europeu nas áreas de joalheria, bijuteria, completos e acessórios de moda pode agregar valor para empresas em fase de expansão.

Contatos:Blog:https://marialazuliblog.wordpress.com/

Frase:

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância (Sócrates)

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