A maquiagem está entre os objetos mais desejados pelas mulheres. Esses produtos são capazes de transformar, esconder e realçar os detalhes da beleza feminina. Os espaços destinados para beleza conquistaram não apenas as mulheres, mas também os homens, com produtos diferenciados e atendimento personalizado. Conversamos com Adriana Rodrigues Daijó, franqueada de uma rede. Ela analisa o mercado da beleza e explica os motivos que levam a sua marca ter conquistado o sucesso neste segmento tão concorrido.
Mesmo em tempos de crise, o público feminino continua comprando?
Sim, o grande avanço da presença feminina ocupando papéis relevantes na estrutura financeira da família intensificou esse consumo e hoje a prática já está inserida no dia a dia da mulher, que está mais exigente e influenciando decisões.
Como fidelizar as clientes?
Um dos pontos que mais aflige uma consumidora é comprar um produto e não saber utilizá-lo. Diante dessa situação corriqueira, a empresa promove em seu atendimento: aplicação correta do produto e o ensinamento quanto à sua utilização.
Atualmente há muitos homens que compram maquiagem?
Os homens hoje fazem parte do nosso quadro de clientes, seja para presente ou para uso próprio. A linha de pré-maquiagem traz diversos benefícios que também são cobiçados por eles, pois ter uma pele saudável não é desejo somente das mulheres. Esse é um público que está crescendo em nossos pontos de venda. Em relação à compra de presentes, temos clientes bem informados que buscam produtos com qualidade, conhecem a marca e o produto que desejam. Porém, temos também clientes que necessitam de consultoria para adquirir o melhor produto para a ocasião. Nesse caso, os nossos vendedores são essenciais para o sucesso do presente.
A mulher tem grande poder de decisão? É possível perceber isso?
Para falarmos em poder de decisão, um dado recente do IBGE pode nos auxiliar. As mulheres, entre 2000 e 2010, cresceram mais de 13% como chefes de família; passando a ser mais de 38% dessa condição nos lares brasileiros. Tudo isso contribui para que tenhamos, cada vez mais, mulheres decidindo ou influenciando decisões, em diversos segmentos do mercado. A independência financeira, que vem ao lado de outras conquistas femininas, reforça o conjunto de mulheres melhor conhecedoras de suas necessidades e mais exigentes quanto ao consumo.