em

Empatia ajuda na carreira e nos negócios

 

Entendo que saber se colocar no lugar do outro é de vital importância para manter boas relações no trabalho ou conquistar uma nova oportunidade. Perceber o que o outro pensa e sente possibilita o aprimoramento do potencial e ajuda a explorar as habilidades de cada um.
Para o psicoterapeuta João Chimilovski,  ver o outro tomando por empréstimo seus olhos, podemos realizar uma leitura mental contextualizada de seu perfil, buscando compreendê-lo a partir de um olhar sistêmico. Para Chimilovski, psicólogo que trabalhou muitos anos como profissional de logística e relações públicas no Correio Aéreo Nacional, vê a empatia como algo necessário para a construção de um ambiente saudável nas instituições. Para ele, através desta abordagem construtivista, temos a oportunidade de criar a vinculação necessária para aferirmos os conhecimentos, habilidades e atitudes, atributos estes, necessários para mensurar nossas competências.
Para desenvolver a empatia é necessário entender-se primeiramente, afinal, jamais será possível entender as emoções alheias sem antes entendermos as nossas próprias emoções, já que é necessário que resguardemos nossos próprios valores e foquemos a atenção nos valores do outro buscando entender seu ponto de vista sem julgamentos. Isso requer muita sensibilidade e percepção, pois é como se por alguns momentos nos colocássemos a pensar e sentir como outra pessoa. A empatia, apesar de ser algo nato, tem o poder de ser aperfeiçoado, como se fosse um subproduto da parceria talento-sorte, segundo o publicitário Bira Menezes, que  enfatiza todos nós temos talento para alguma coisa. Se tivermos a sorte de descobrirmos cedo a profissão ideal para aproveitarmos esse talento temos uma grande chance de virarmos referência na nossa carreira-profissão. Para ele, a empatia faz parte de um ‘kit’ de sobrevivência profissional, onde um fator humano pode alterar um pouco essa situação: a determinação pessoal. As vezes o mapa da mina não está tão claro para todas as pessoas. O conhecimento e a informação vão fazer a diferença nessa hora, conclui o publicitário.
Empatia é uma palavra que se origina do termo grego empátheia, que significa entrar no sentimento. Diferente da simpatia, que acontece de forma espontânea, a empatia deve ser desenvolvida e praticada.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.