Agente motivador
Afirma um ditado que toda crise traz como efeito positivo uma mudança radical, um crescimento em muitas empresas ou até mesmo em pessoas. Portanto, questionar se em pleno momento de dificuldade por que passa a empresa é ousado demais ser inovador, a resposta é simples: Claro que não! Ao contrário, a inovação pode ser o agente que faltava para que sua empresa não só reverta aquela situação ruim como comece um novo ciclo de crescimento. Muitas organizações aprenderam que justamente nos momentos difíceis é que a criatividade tem de ser desafiada.
*****
Mudando a postura
Esse desafio nem sempre significa gastar dinheiro. Muitas vezes basta mudar a postura daqueles que trabalham na empresa, como no exemplo de determinada loja onde todos os vendedores tinham sempre uma postura passiva, sendo na verdade, apenas atendentes. Para cada cliente que chegava ao estabelecimento, a preocupação era oferecer o melhor atendimento. Entretanto era raro um vendedor ligar para a casa de um cliente e oferecer um produto. Tudo isso mudou quando as vendas caíram e as pessoas perceberam que se não corressem atrás dos clientes, teriam sérios problemas em sobreviver no mercado O resultado não poderia ter sido melhor, os clientes adoraram a nova situação em que os vendedores vão à sua casa demonstrar alguns tipos de produtos.
*****
Explorando o potencial
Nesse caso os vendedores tornaram-se realmente ativos no processo de relacionamento comercial e essa nova estratégia fez o diferencial dessa empresa. O que faltava era uma espécie de empurrão, porque o potencial sempre esteve ali. Foram as mesmas pessoas que mudaram o estilo de vendas daquela empresa. Será que é necessário esperar uma crise na sua empresa para você deixar de fazer coisas que apenas dão resultado e substituí-las por outras que podem trazer mais alegrias para a sua organização? Pense nisso.
(Luciano Salamacha)