Mais clientes nas lojas
Está errado quem acredita que apenas por estar no mês de dezembro, todas as pessoas da organização estarão mais dispostas ao trabalho. O que acontece, na verdade, principalmente nas lojas, no varejo, é que há mais clientes querendo comprar. Isso pode gerar uma falsa sensação no gestor e no empresário de que seus funcionários na época de final de ano têm mais vontade para trabalhar. Entretanto, analisando com mais cuidado, percebe-se que a motivação do vendedor não é a empresa e sim o cliente.
O comportamento da gestão vale mais
E quando o cliente voltar à sua demanda normal, quando já não estiver em grande quantidade comprando na sua empresa, qual será o comportamento desse vendedor? Será que manterá essa disposição ou voltará a ser aquela pessoa apática, pouco empolgada com a sua empresa? Por isso a recomendação é para entender que o clima organizacional, a maneira pela qual as pessoas se relacionam na empresa está muito mais dependente da forma com que a alta gestão age e em cada minuto, em cada ato praticado, do que propriamente em ter clientes satisfeitos ou clientes querendo comprar.
Prestando atenção nos funcionários
O que vale numa organização é o quanto a alta gestão percebe os erros que está cometendo e os corrige com a maior velocidade possível. O problema é que nem sempre o tempo da empresa é o tempo do funcionário. Quando isso acontece coisas ruins acabam surgindo para os dois lados. Assim, nesse final de ano é melhor preocupar-se em atender melhor os funcionários do que apenas faturar com os clientes.