Menu
em

E quando o colega que analisou com pessimismo a situação estiver certo?

 

Serenidade

Agir com otimismo diante de uma situação está longe de ser uma espécie de salvo-conduto, uma espécie de certificado de garantia de que você está agindo de forma correta, interpretando a situação sempre da melhor maneira. Há uma diferença fundamental entre o otimismo e serenidade. Veja um exemplo. Numa determinada empresa as vendas não estavam indo bem. Vários diretores envolvidos na situação apontavam a área do outro como um problema.

 

*****

Empurra, empurra

A produção dizia que vendas não sabia trazer o cliente correto e vendas reclamava que a produção é que não sabia produzir corretamente os produtos e serviços que a empresa vendia. Aí ficava um jogo de interesses em que um empurrava para o outro a responsabilidade. No meio de tudo isso sempre havia aquela pessoa que tentava apaziguar a situação dizendo que os problemas não eram tão complexos assim, que o problema de relacionamento na verdade não existia e que era apenas a percepção de algumas pessoas sobre aquela realidade que estava errada. Agir com otimismo era a bandeira que esse profissional utilizava para tentar acalmar os problemas.

 

*****

Muita calma

Portanto, meu amigo, preste atenção. Toda vez que sua empresa tiver problemas, o primeiro passo é realmente encará-los de frente, com a devida realidade. Contudo, isto não significa que você precise obrigatoriamente se desesperar, elevar a voz, aumentar a aspereza no relacionamento. Você pode continuar sereno, tranquilo, ainda que esteja tratando de situações extremamente delicadas. Uma dica é que quanto mais delicada for uma situação, quanto mais intenso e mais forte for o problema, maior a calma e maior a ponderação necessárias para que você consiga achar a solução. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile