em

E quando a proposta do gestor não é consistente?

Justificativas

É comum que gestores apresentem propostas mirabolantes e soluções maravilhosas para sua equipe embasadas apenas em argumentos superficiais. Tal atitude significa que em alguns casos, o gestor preocupa-se mais em achar desculpas para justificar o que faz do que determinar pontos firmes que embasem sua decisão. É claro que gestor não vê com tanta facilidade assim como determinar o resultado que sua ação trará para empresa. Então, como agir nesse dilema?

 

*****

Sem credibilidade

O gestor deve demonstrar a possibilidade de benefícios para a empresa. Algo mais ou menos assim: nós podemos aumentar nosso volume de vendas entre 10 e 30%. O que não pode acontecer porque dificulta convencer a equipe, é o gestor dizer isso vai ser muito bom para nós e gerará um resultado maravilhoso dentro da empresa,  contudo, de prático a equipe não consegue ver nada e por consequência deixa de acreditar na postura do gestor. Ele, por sua vez, não consegue o apoio da equipe para a proposta apresentada e começa a perder a credibilidade em sua liderança. 

 

*****

Aprender a ouvir

Por isso a recomendação de hoje é válida tanto para o gestor quanto para os profissionais. Ao gestor cabe diariamente analisar se está agindo com humildade, e principalmente se está disposto a escutar o que seus funcionários acham daquela situação. Caso contrário, seus ouvidos estarão dispostos apenas a escutar comentários de bajuladores. Já para os profissionais, é importante ter consciência que contestar a chefia faz parte do processo.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.