em

É possível um profissional aprender a ser otimista sem cometer erros?

Não é obrigação absoluta

O medo de cometer erros é um dos fatores que contribui para que uma pessoa tenha dificuldades em compreender e vislumbrar as suas oportunidades futuras. A saída é justamente aprender a conviver com os próprios erros em vez de querer evitá-los. Conto-lhes o exemplo do Jorge, uma pessoa que sempre procurou acertar em tudo aquilo que fazia na vida. E justamente por isso muitas oportunidades que passaram pela frente do Jorge não foram aproveitadas. E sempre pelo mesmo motivo: ele não conseguia entender que ao vislumbrar uma oportunidade, um profissional não tem obrigação absoluta de ter sucesso.

 

*****

Construir oportunidades

Como ter garantia de sucesso para algo que ainda não aconteceu? Por conta da educação que o Jorge recebeu e que estimulava muito do seu lado autocrítico o Jorge optou sempre por não partir para a ousadia, preferindo não aproveitar certas oportunidades e conservar a sua posição extremamente segura, porém limitada. Por isso meu amigo aprenda que otimismo não exige obrigatoriamente 100% de competência, 100% de acerto. O otimismo leva uma pessoa a não esmorecer quando as dificuldades acontecem e mais, otimismo leva uma pessoa a muitas vezes construir oportunidades.

 

*****

Isso mesmo

Boas oportunidades podem ser potencializadas ou até mesmo criadas a partir do momento que alguém começa a agir. Assim, não esqueça que inércia não combina com otimismo. Autocrítica, até certo ponto é extremamente válida, mas autocrítica absoluta e radical também não combina com otimismo. Sucesso é uma palavra que os autocríticos têm dificuldade em aceitar quando vem acompanhado de problemas, erros e desilusões. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.