em

É possível reverter o colega ardiloso em alguém confiável?

Perfil da pessoa

Quando se fala em profissionais, em pessoas dentro das organizações, é importante sempre se lembrar de uma conceituação extremamente utilizada hoje em dia para definir competência de um profissional. Competência é a junção, é a harmonia entre três pilares: conhecimento que a pessoa tem; o que ela sabe fazer e, principalmente, como ela age no dia-a-dia. Perceba meu amigo que quando você contrata um profissional, se ele não conhece absolutamente nada sobre o seu negócio, fica fácil de você resolver a questão: basta dar-lhe conhecimento.

 

*****

Habilidade

Conhecimento pode ser lembrado com uma única palavra. É o saber que a pessoa tem. Entretanto, se essa pessoa já conhece, porém não sabe fazer, o caminho também não é complicado. Você pega a pessoa pela mão e ensina a executar aquela tarefa. Logo é o saber fazer, também chamado de habilidade. Perceba que conhecimento não é uma questão da pessoa ter capacidade, mas sim de ter ou não acesso à informação e que o saber fazer, a habilidade é meramente uma questão de aprendizado e treinamento. Está na atitude, no caráter da pessoa.

 

*****

Personalidade e genética

Aquilo que molda pessoas desde crianças é a personalidade. É ela que faz com que a pessoa seja mais introvertida ou extrovertida que outra, uma mais falante e outra mais pacata. Trata-se até mesmo da questão genética da pessoa. É justamente aí que se encontra a resposta para a pergunta se é possível transformar alguém ardiloso em alguém confiável. Na minha modesta opinião é muito difícil ou quase impossível porque não se trata de falta de conhecimento e muito menos de não saber fazer as coisas. Trata-se sim da personalidade da pessoa. E essa é muito difícil de mudar. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.