em

É possível para um gestor compartilhar uma decisão difícil com sua equipe?

Responsabilidade

É preciso sempre lembrar que decisões devem ser tomadas somente por quem tem a responsabilidade pelas consequências dessa decisão. Para explicar, cito o exemplo de uma determinada empresa onde o gestor de uma equipe tem diante de si uma dúvida cruel. Ele foi informado pela matriz do exterior de que deve reduzir os custos de sua equipe em 20%. Perceba que é uma decisão que nenhum gestor, pelo menos normal, gosta de tomar. Ninguém gosta de demitir outras pessoas. Ninguém sente prazer quando vê outra pessoa sofrer determinada situação.

 

*****

Justiça

Entretanto, não se trata agora de decidir se irá ou não reduzir o quadro, mas sim quem será realmente cortado. Essa é uma decisão extremamente difícil que deve ser pautada pela racionalidade e pela justiça. Nestas horas quando o gestor não se sente seguro, ou não tem a devida experiência, pode ser que ele se sinta extremamente desconfortável na hora de indicar quem deve sair. E aí vem a pergunta: o gestor pode compartilhar essa decisão com a equipe? Evidentemente que não.

 

*****

Apenas ao chefe

Ao assumir o papel de gestor ele declinou da democratização com seus subordinados, sobre todas as decisões que deveria tomar. Ele é o responsável, ou seja, ele tem de responder, tem de estar habilitado para dar respostas quando os problemas acontecerem. Por isso meu amigo entenda que um gestor pode sim pedir a opinião dos seus subordinados, mas jamais poderá permitir que os funcionários decidam. A decisão sempre caberá, em ultima instância, para a chefia.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.