Menu
em

É na revisão do portfólio e dos critérios de precificação que uma indústria deve focar no ano que vem?

Criatividade

Todo gestor deve se preocupar em revisar todo o seu portfólio de produtos e principalmente os critérios que ele utiliza para precificar esses produtos. Essas são ações inevitáveis nesse momento, principalmente porque se você não consegue elevar os preços a criatividade para reduzir os custos é o ponto chave nesse momento e eu trago aqui um exemplo. Uma determinada empresa do setor industrial tem um portfólio de produtos há muito tempo estabilizado no mercado e agora é necessário que primeiro ele verifique se alguns produtos que antes parecia não haver nenhum tipo de rentabilidade, agora poderão auxiliá-lo a manter um faturamento num ponto necessário para pagar todas as suas despesas fixas.

Fora do alcance

Outro aspecto é que os critérios de precificação, de determinar preço nos produtos, devem ser totalmente revistos. Às vezes as indústrias oferecem para o cliente coisas que o ele não necessariamente queira pagar por isso. Um bom exemplo é o caso daquele produto que traz uma embalagem adicional como um xampu, algo extremamente comum que vem dentro de uma caixa muito bem elaborada e que o fabricante entende que agrega valor ao produto. Já, de outro lado pode ser que o cliente diga que prefere comprar algo mais barato a comprar esse produto com mais qualidade, mas fora do seu alcance.

Revisar critérios

Por isso é importante que o pessoal da área industrial comece a exigir cada vez mais criatividade para reduzir custos, seja no processo, seja no produto, seja nas matérias primas que utiliza para o processo de fabricação. Um segredo também muito importante está nas despesas assessórias ligadas à produção, aquelas pequenas despesas que normalmente não aparecem, mas que consomem grande parte do orçamento. Resumindo, nesta primeira dica para o setor industrial lembre-se, revisão de portfólio e dos critérios de precificação são fundamentais para você estabelecer o processo competitivo da sua empresa para os próximos anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile