Menu
em

É incorreto um profissional desejar recompensas pelo seu esforço adicional realizado?

Diferenças de objetivos

É plenamente correto um profissional desejar receber reconhecimento, receber recompensas pelo seu esforço apresentado na empresa, principalmente quando esse esforço é além do normal, é o chamado esforço adicional. O problema é que no meio corporativo há uma diferença fundamental entre aquilo que o profissional espera como recompensa e aquilo que a alta gestão tem intenção de oferecer, ou até mesmo, pode oferecer. Imaginemos um exemplo. Um profissional, percebendo que a empresa necessita, num determinado momento, de um esforço adicional, de algo que é muito além da normalidade, não pensa duas vezes.

 

*****

Sem garantias

Ele acha que se dedicar-se bastante àquela atividade receberá glórias no futuro. Poderá receber uma promoção, talvez um aumento de 50% no seu salário ou até mesmo algumas regalias na empresa. Entretanto, a organização olha para esse funcionário que apresenta dedicação além do normal e pondera que ele é um funcionário que faz jus ao cargo que já exerce na empresa. Isto não lhe garante uma promoção, mas fatalmente fará ser lembrado quando uma oportunidade aparecer. Ele não merece um aumento de 50%, mas talvez quando for possível no plano de cargos e salários da organização, elevá-lo de nível talvez repercuta num aumento salarial.

 

*****

Diferentes olhares

Esse profissional ainda demonstra que tem muito boa vontade para com a organização, embora possa ser que a mesma alta gestão reconheça que esse profissional ainda está aquém em alguns conhecimentos básicos para uma nova função. Percebe a diferença? Enquanto o profissional sonha com altas premiações, altas recompensas, a alta gestão enxerga de maneira completamente diferente dizendo que aquele esforço deve ser sim recompensado, mas na medida exata do preparo e do merecimento do profissional. De forma simples, é correto um profissional desejar recompensas, desde que essas recompensas estejam alinhadas com a visão que a empresa tem sobre esse esforço. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile