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É correto um profissional se negar a fazer algo em nome de uma qualidade mínima do seu trabalho?

Regras práticas

Eu já comentei aqui na Coluna Visão Empresarial que qualidade significa padrão, significa garantia de uma execução contínua e perfeita de certo conjunto de requisitos num trabalho ou num serviço. E aí, muitos profissionais acabam sofrendo porque não entendem quando as regras devem ser flexibilizadas. Então vamos a um conjunto de dicas bem práticas. Número um: toda vez que você perceber que pode ter um tempo necessário para realizar com plena qualidade uma tarefa não hesite em solicitar. Significa que a busca pela qualidade máxima de um produto deve ser sempre o foco de um profissional.

 

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Negocie

Agora, a segunda regra também é importante. Todas as vezes que não tiver tempo necessário para executar com a qualidade plena, lembre-se que com a qualidade mínima você poderá estar atendendo as necessidades do cliente e da chefia. Logo, negociar qual a expectativa de qualidade quando não se tem o tempo necessário é simplesmente uma questão fundamental para que profissional e chefia, não entrem em atrito. Em bom português, negocie o que a chefia espera te dando tão pouco tempo para realizar aquela tarefa ou confeccionar aquele produto. A terceira regra é a mais importante. Todas as vezes que você perceber que o que foi solicitado não atingirá sequer padrões mínimos de qualidade, portanto não servirá de maneira alguma aos interesses do seu cliente, recuse-se a fazer a atividade. Isso mesmo!

 

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Verifique a expectativa

O bom profissional é aquele que sabe separar, discernir, escolher entre uma atividade com qualidade mínima e aquela que somente vai desperdiçar recursos, tempo, e ainda vai prejudicar a empresa. Essa decisão não é simples, mas aplicando essas três regras você poderá encontrar o melhor caminho para decidir. Regra número um, sempre busque conquistar o espaço necessário para entregar com a maior qualidade. Dois, quando não tiver esse tempo, verifique qual é a expectativa de qualidade mínima do cliente da empresa. Três, quando você perceber que nem essa qualidade mínima poderá ser atingida, recuse-se a fazer a tarefa. Nos três casos você estará trabalhando de maneira profissional pensando no bem da empresa. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

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