em

É correto perguntar a chefia sobre demissão?

Conheça o pensamento da chefia primeiro

Antes de falar com sua chefia sobre o medo que você tem de ser demitido, é importante primeiro entender que tipo de chefia é a que você tem, pois há dois tipos de relacionamentos entre chefia e funcionários que podem determinar qual é a atitude que o profissional deve tomar. O primeiro estilo, o primeiro tipo de chefia é aquela que pauta o relacionamento com seus funcionários baseado na confiança. Significa que esse gestor se preocupa em analisar se seus funcionários confiam no seu modelo de gestão, confiam na sua palavra e confiam na empresa.

 

*****

 

Confiança ou medo?

Esse tipo de gestor acredita que quanto mais os funcionários conhecerem a empresa, entenderem qual é o método e o tipo de raciocínio que a gestão usa para tomar decisões, mais esses funcionários se sentirão confiantes e consequentemente melhor desempenho apresentarão. Mas há outro tipo de chefia, um pouco mais antiga, mais retrógrada, que acredita que a pressão e o medo são excelentes ingredientes para estabelecer o relacionamento entre chefia e funcionários. É a chefia que acredita que se o funcionário sentir-se ameaçado, pronto para perder o cargo, tomará muito mais cuidado e se dedicará ainda mais.

 

*****

 

Pisando em terreno seguro

Teorias à parte, acredito que o modelo moderno de gestão nas empresas é o relacionamento baseado na confiança. Contudo, se o seu chefe não tem a sua característica, falar com eles sobre o seu medo de ser demitido é literalmente servir o prato que ele quer comer. É provável que ele ainda coloque mais dúvidas do que elimine as dúvidas que você já tem. Portanto, amigo, primeiro classifique qual o tipo da sua chefia. Se for baseada na confiança então pode falar tudo com ele sem nenhum problema, mas se for baseada no medo, o melhor é ficar quieto antes que você complique ainda mais a situação.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.