Menu
em

Devo planejar minha carreira mesmo se o mercado estiver em crise?

Equívoco

É comum que empresários e também profissionais acabem acreditando que, num momento de incerteza ou até mesmo quando uma crise ameaça chegar ao seu setor de atuação, planejamento se torne inviável. As pessoas tendem a acreditar que não adianta nada planejar se não sabem o que realmente poderá acontecer. É exatamente no momento da incerteza que o planejamento fará a diferença, porém planejar está longe de definir o futuro e de acertar o que irá acontecer.

 

*****
Prevenção

Planejar significa preparar-se para o que pode acontecer e, principalmente, preparar-se para o caso de não se realizar o que se deseja. Por isso, a primeira dica para quem acha que planejamento só serve para momentos de estabilidade, é começar a repensar esse conceito e passar a observar quais são as variáveis que podem estar indicando tendências para o futuro. A partir disso, começar a imaginar que tipo de atitudes deverá ter para continuar não apenas sobrevivendo, mas sendo competitivo.

 

*****

Mudando o rumo

Um bom exemplo é o caso das indústrias de base, empresas que fabricam máquinas e equipamentos para outras indústrias e nos últimos anos passaram a remodelar o seu negócio. O que, antes, era uma empresa de venda de máquinas, é hoje uma empresa que oferece reformas em equipamentos industriais. É agindo assim, sem conflitar com o futuro, mas entendendo que as mudanças o forçam a ser criativo e dinâmico, que um profissional, e também uma empresa, vão conseguir não apenas superar os obstáculos como aproveitar a famosa crise para crescer ainda mais.

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile