em

Devo orientar meus funcionários no quesito bom senso?

Certo perigo

É comum escutar de alguns gestores uma frase semelhante a: gostaria que meus funcionários atendessem os clientes como eles gostariam de serem atendidos. Acontece que isso é perigoso e assim como pode trazer benefícios, ao mesmo tempo pode trazer problemas no ambiente de trabalho. Essa frase é perigosa porque os funcionários podem atender com base no que acham ser um bom atendimento. Perceba que para algumas pessoas bom atendimento tem significados diferentes.

 

*****

Criando parâmetros

Para alguns pode ser sinônimo de rapidez ou pode ser aquela atenção incondicional dada pelo vendedor, enquanto que para outros um bom atendimento é receber todos os descontos possíveis e ainda assim vender mais barato que a concorrência. Orientar sobre o que é bom atendimento é função da alta gestão que deve ensinar a utilizar o bom senso. Mas, nestas horas alguns empresários perguntam-se como ensinar alguém a ter bom senso. Simples, estabelecendo parâmetros para agir. É mostrar para os funcionários que as regras da empresa foram criadas para serem cumpridas, porém quando houver uma exceção, no atendimento exceções também podem ocorrer.

 

*****

Ser exemplo

É principalmente entender que o bom senso é fruto da educação que a pessoas recebeu, do quanto ela teve de experiências na vida e do quanto ela testemunhou outras experiências nesse setor. É o empresário assumir o papel de orientador. Afinal, para que uma empresa tenha bom atendimento, é necessário que a alta gestão sempre de exemplo. Estou aguardando o seu email, a sua sugestão, no endereço  [email protected]

 (Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.