Menu
em

Currículos, redes sociais e cautela

 

 

Cada vez mais as redes sociais estão sendo utilizadas para a troca e compartilhamento de informações que, por um lado, facilitam a aproximação entre candidatos a empregos e as oportunidades de trabalho

 

Assim como o papel aceita tudo, a tela do computador também aceita o que está contido nas redes sociais, sem uma avaliação e mensuração prévias dos conteúdos. Muitos profissionais usam as redes sociais como um meio, supostamente eficaz, para buscar informações mais profundas sobre os candidatos. No entanto, é preciso cautela quanto à crença que a tecnologia irá facilitar tudo nos processos seletivos e dar credibilidade às informações e contatos estabelecidos.

 

Para Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design: Mesmo trabalhando diretamente com gerenciamento de redes sociais, nós não vemos as redes em si como fundamentais na escolha dos candidatos. De fato, contratamos mais por currículos enviados pelo nosso site ou através de portais de RH. Para o diretor da Magic Web: Considerando que as redes sociais modernas, como o Facebook, possuem inúmeros recursos de privacidade, nunca temos a garantia de visualizar o perfil completo de um candidato. E redes como Linkedin parecem ser mais utilizadas por aqueles que já estão empregados, conclui Borba.

 

Diante da irreversível tendência da sociedade de aplicar a tecnologia como facilitadora nos negócios e relacionamentos, é vital ser transparente e coerente ao colocar suas informações nas redes sociais e, sobretudo, os dados profissionais e interesses. Empresas já estão utilizando analistas de mídias sociais – profissionais que se dedicam ao monitoramento e mensuração de dados– e por conta disso recorrem às redes para saber mais sobre os profissionais.

 

Por enquanto, os recrutadores usam as redes sociais para verificar as referências dos candidatos em potencial e olham os perfis nas redes para checar o comportamento dos candidatos. Portanto, todo cuidado é pouco e fique atento ao que você publica e compartilha nas redes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile