em

Cortina de Fumaça

Bom dia!

Nas pequenas, médias e grandes cidades, percebe-se os famosos fumantes de plantão em todos os lados. A fumaça tóxica, preenche diferentes espaços, desde abertos até fechados. Para alguns o prazer e o vício, e para outros, um verdadeiro desconforto e prejuízos a saúde também.

As campanhas são inúmeras. Desde os maços com fotos horríveis, mostrando os efeitos do cigarro no corpo humano, incluindo as Leis Nacionais, Estaduais e Municipais, as quais na maioria das vezes, ficam somente no papel do esquecimento.

Nas casas noturnas, por exemplo, são criados “fumódromos”, locais bastante frequentados nas noitadas. Jovens rapazes e moças, de cigarros na boca, os quais não refletem, sobre as consequências, de suas péssimas atitudes. É triste pensar, que talvez, só vão descobrir os efeitos, quando estiverem em um caminho sem retorno.

Quando observamos os hospitais, cheios de pessoas com câncer no pulmão, traqueia, doenças pulmonares e respiratórias, as quais precisam de balão de oxigênio ligado direto, então percebemos o inverso do caminho do prazer, o qual chamamos dor.

Em cada esquina, pessoas comercializam cigarros contrabandeados livremente. Até estudo científico, já foi realizado pela nossa universidade pública local -UEPG, o qual relatou as várias substâncias encontradas. Em um simples cigarro, temos pernas de barata, fezes de rato, refugo de palha, terra, etc…Agora imaginem tudo isto aquecido pelo fogo e dentro da sua própria boca.

Faça então o exercício de caminhar pelas ruas. Milhares de bitucas espalhadas no chão, lixeiras sendo incendiadas, bueiros soltando fumaça, retrato de sujeira total.

No Paraná, de acordo com dados do governo estadual, 0.02 % da massa total de resíduos sólidos, que é de 20 mil toneladas por dia, é formada por bitucas de cigarro. De acordo com o governo, a ação é inédita no país.

Um dia destes, eu estava viajando, e observando um motorista logo a minha frente. O mesmo, várias vezes, lançou no asfalto estes pequenos e perigosos resíduos, demonstrando uma completa falta de responsabilidade e podendo ocasionar grandes incêndios florestais.

Cada pessoa, é livre para escolher, o caminho que pretende percorrer, não tenho a menor dúvida. Mas devemos cultivar, a arte do respeito, a todos aqueles que não fumam também. Não existe coisa pior, do que vestir uma roupa limpa e rapidamente ficar com aquele “perfume do tabaco”.

Ainda é tempo de você buscar ajuda e ficar livre deste vício. Que tal juntar todo o dinheiro que iria investir em carteiras e poupar dia após dia? No final, teria uma enorme quantia para gastar em coisas mais saudáveis.

Mas se mesmo assim, não consegui convencer você, sugiro que procure ajuda médica imediata.

“Não existe testemunha mais terrível -acusador mais poderoso- do que a consciência que habita em nós.”

(Sófocles)

Quarta feira, metade da semana. Início de mês.

Simplesmente as palavras desaparecem de nossa mente quando o assunto é a política nacional.

Ou melhor até surgem mas no patético contexto, melhor mesmo é nos calarmos.

Prefiro não ser conivente com tantas graças desnecessárias ou desgraças familiares.

Emerson Pugsley

Elogios, sugestões e críticas: [email protected]

(Ilustração deste post emprestada da internet)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.