em

Corrigir um planejamento significa assumir que errou?

Excesso de autocríticas

Conheço algumas pessoas que costumam ser extremamente autocríticas quando o assunto é avaliar o seu desempenho diante de uma determinada situação. São essas pessoas altamente autocríticas que acabam considerando um erro no planejamento como incapacidade do gestor em pensar corretamente. São justamente essas pessoas que costumam dizer que erraram quando algo do planejamento não aconteceu como gostariam.

*****

Exigente demais

Entenda isto de outra maneira. Você, como gestor, ao fazer um planejamento está especulando variáveis sobre o futuro. Ora, não se pode exigir que você tenha assertividade em tudo aquilo que acha que irá acontecer. É o que se chama na teoria de variáveis incontroláveis, ou seja, fenômenos que não dependem única e exclusivamente da vontade da pessoa para que aconteça. Contudo, de outro lado, achar que o planejamento contém erros porque algo que foi determinado para o futuro não aconteceu é um equívoco muito grave de alguém que exige muito de si mesmo.

*****

Melhorar o resultado

O grande ato de todo gestor é ter humildade para perceber que o caminho desejado, ou o caminho que foi determinado como de maior probabilidade, não aconteceu.  Corrigir o planejamento é um ato de sabedoria. Já, insistir no planejamento que você mesmo sabe que tem desvios, que tem vícios, aí sim é um ato de desdém, um ato de arrogância, um ato de pouca inteligência. Portanto, entenda que quanto mais correções você fizer no seu planejamento, maior é a probabilidade do seu planejamento dar certo. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.