Menu
em

Consultoria é realmente um mercado promissor para o futuro?

Depende do tipo de consultoria

Objetivamente, o mercado de consultoria vai passar por dois caminhos bem distintos no futuro. Haverá a consultoria que perderá cada vez mais força, que é a consultoria não atrelada a resultados. É a consultoria daquele que vai experimentar numa empresa o que estudou um pouco nos livros e acha que pode dar certo. É a consultoria que diz que quando as coisas não foram bem, a culpa é do cliente. É aquele famoso consultor que ouve do mercado o seguinte: por que preciso de um consultor se ele me pede o meu relógio para me dizer que horas são?

 

*****

 

Se assumir responsabilidades

Esse consultor tem os dias contados e fatalmente irá acabar no futuro. Entretanto, existe outro tipo de consultoria, uma de quem assume responsabilidades, de quem chama para si o peso da decisão. É aquela consultoria que não apenas indica caminhos, mas também sabe executar o processo se for necessário. A consultoria voltada ao ganho mútuo, ao desenvolvimento do cliente, essa sim vai crescer ainda mais no futuro.

 

*****

 

Definição

Portanto, toda vez que você quiser iniciar um processo de trabalho como consultor, tenha em mente que tipo de direcionamento você terá. Você quer ser aquele palpiteiro, que não assume responsabilidades, que joga sempre a culpa no outro ou você vai ser aquele consultor que chama para si responsabilidades, que assume os riscos da sua decisão e que gera resultados positivos para o cliente?  Tomando essa decisão você já sabe se vai se dar bem ou não no futuro.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile